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Se você pretende montar um consultório, não perca a leitura a seguir! As recomendações para quem deseja colocar em prática a ideia de abrir o próprio consultório.

Público-Alvo

O primeiro passo para quem deseja abrir um consultório é definir o público-alvo. Todas as etapas, da abertura à divulgação, devem considerar a quem o serviço será destinado. Assim, as decisões tendem a ser mais assertivas.

Para definição do público-alvo, deve-se analisar questões como a faixa etária, renda e gênero das pessoas, além de outros fatores, como disponibilidade de convênios e interesses em comum.

Escolha do local

Onde você deseja instalar o seu consultório? Atente-se às instalações básicas, como recepção e local de espera dos pacientes, sala para atendimento, banheiros e, dependendo do caso, sala para exames.

 Se puder contar com um espaço maior, tenha uma copa, sala de administração e um local para estoque de materiais. Assim, os ambientes ficarão mais organizados.

É importante que o consultório possua vagas de estacionamento ou esteja localizado em uma rua fácil de estacionar, bem como que permita expansões futuras, caso queira ampliá-las.

Providencie as exigências legais

Depois de definir o local e escolher a categoria de atendimento (entre as 54 disponíveis pela Agência Nacional de Saúde), é hora de providenciar as exigências legais.

– Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária;

– Cadastro no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde);

– Licença de funcionamento.

Você pode providenciar os documentos ou contar com o apoio de uma empresa de consultoria regulatória, que prestará a assessoria necessária.

Pense na administração do consultório

Há diversos custos envolvidos no dia a dia do consultório, e você deve pensar o que de fato é imprescindível e o que pode ser economizado, mesmo que momentaneamente. Assim, terá mais capital para investir no que realmente é essencial e para fluxo de caixa. Busque soluções modernas e criativas para reduzir custos. Evite economizar em itens que tragam confiança ao seu negócio, por exemplo, opte por um telefone fixo, isso passará a imagem de se ter uma sede própria e evitará a necessidade de fornecer o número de celular particular.

Pense, também, como será o primeiro contato do seu público com a clínica. Evite perder ligações ou usar secretária eletrônica para retorná-las ao final do dia. Essa escolha pode gerar um diferencial competitivo muito grande diante de seus concorrentes.

Ao invés de assumir um custo fixo elevado com a contratação de uma secretária, procure utilizar ferramentas modernas que possam suprir essa necessidade, como agendas online, softwares de gestão clínica, contratação de serviços sob demanda/compartilhada para relacionamento com seus pacientes. Assim, você economiza custos e evita desperdícios. Neste caso, a contratação de um serviço de secretárias remotas pode ser muito útil. Clique aqui para saber mais a respeito.

Adotar um bom software de gestão é uma ótima decisão. Escolha um que seja de qualidade, mas simples e fácil de utilizar. É fundamental que tenha gerenciamento de agenda, cadastro de prontuário do paciente, controle de fluxo de caixa e relatórios gerenciais.

Dica: Pesquise o mercado para verificar quais são os preços praticados, horários, localização e qualidade de atendimento. Use essas informações para ajudar a definir seus parâmetros.

Divulgue o seu negócio

Cumpridas as etapas acima, está quase na hora de inaugurar o seu consultório. O que falta agora? Divulgá-lo! É hora de fazer marketing! Para que os custos não sejam altos e dê certo, aposte em marketing digital. Ou seja, é preciso colocar a sua empresa na internet.

Recomendamos que você faça um cadastro no Google Meu Negócio, e que atualize o perfil com todas as informações do seu consultório. Quanto mais completos os dados, melhor! Assim, toda vez que a sua especialidade for buscada na ferramenta de pesquisa, as informações de sua empresa serão exibidas na página.

Indicamos, também, que seu consultório possua uma identidade visual, que fará parte de todos os seus materiais. Estamos falando da logomarca, e ela poderá constar no blog, site, impressos, uniformes, cartões de visita, receituários, enfim, onde você desejar. É uma forma muito interessante de divulgação e reconhecimento. Aposte!

Como não poderia deixar de ser, as redes sociais também são indispensáveis para a divulgação do seu consultório na internet. Recomendamos criar perfis nas principais redes para atração de pacientes e, especialmente, para marketing de conteúdo.

As redes sociais são excelentes para divulgação e captação de pacientes. Vale a pena atualizar seus perfis com regularidade. Os resultados podem ser bastante compensadores.

Lembre-se, contudo, que investimento em marketing irá aumentar a procura pelos seus serviços. Esteja preparado para receber esses contatos, telefonemas ou mensagens. Caso contrário, seu investimento não será bem aproveitado.

É hora de começar o planejamento, que é o primeiro passo para montar o seu consultório. Vamos lá?

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