Blog - História e origem da profissão de secretária
Sua empresa provavelmente tem uma secretária. A profissional é parte importante da equipe administrativa, pois exerce inúmeras tarefas fundamentais para o bom andamento das atividades diárias. Mas, você já parou para pensar na origem da profissão de secretária? Conhece sua história? Leia para descobrir.
Secretárias são originárias dos escribas
A palavra “secretária” surgiu de algumas derivações do latim. Primeiramente, de secretarium, que quer dizer lugar secreto. Depois, de secretum = lugar retirado, retiro. E, também, de secreta, que significa particular, secreto.
No tempo dos faraós, existiam os escribas. Eram pessoas exclusivamente do gênero masculino, e sua função era escrever, registrar e copiar assuntos importantes, seja em documentos legais ou administrativos, registros históricos, informações comerciais ou Escrituras.
Com o surgimento da Revolução Industrial, a denominação passou para “secretário” e a profissão ainda era exercida exclusivamente por homens. Contudo, a exclusividade masculina passou a mudar após as duas guerras mundiais, quando a mão de obra desse gênero ficou escassa.
Após a Segunda Guerra Mundial, as mulheres passaram a exercer diversas profissões, inclusive aquelas antes exclusivas dos homens, e o secretariado foi uma delas, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.
Em nosso país, a secretária figurou a partir da década de cinquenta. Na mesma época, começaram a surgir cursos voltados para sua atuação, como datilografia e técnico em secretariado.
A expansão da profissão
Com a alta demanda de mulheres precisando trabalhar, e de cursos voltados para a profissão, as secretárias expandiram sua atuação no mercado de trabalho, principalmente, a partir das décadas de 60 e 70.
Foi a partir da década seguinte, todavia, nos anos de 1980, que a categoria de secretariado conseguiu que sua profissão fosse regulamentada, pela assinatura da Lei nº 7.377, de 30/09/1985. A regulamentação proporcionou força para a classe, que criou diversos sindicatos das secretárias.
Ainda na década de 80, no ano de 1988, foi criada em Curitiba, Paraná, a FENASSEC, Federação Nacional das Secretárias e dos Secretários. No ano seguinte, em 07/07, foi elaborado o Código de Ética Profissional, pela União dos Sindicatos.
O que mudou nas atividades da secretária
É claro que com o passar do tempo e com o avanço das tecnologias, as atividades da secretária passaram por modificações. No começo, as mulheres que exerciam essa profissão precisavam dominar a datilografia, e elas só podiam fazer exatamente o que seus superiores ordenavam.
Hoje, a secretária exerce grande responsabilidade em seu ambiente profissional e é uma funcionária com mais independência e autonomia, inclusive no que se refere à tomada de decisões. Pode resolver assuntos, filtrando o que chegará, ou não, ao conhecimento do seu superior.
E, na atualidade, logicamente, a datilografia e a taquigrafia, tão imprescindíveis anteriormente, não são mais requisitadas.
Também gostaríamos de ressaltar que os anos trouxeram denominações novas para a função. Secretária júnior (iniciante), plena (intermediária) ou sênior (executiva). Independentemente do nome, são imprescindíveis ao estabelecimento em que atuam.
A secretária dos dias atuais
Seja júnior, plena ou sênior, a secretária dos dias de hoje é uma profissional moderna e dinâmica, e pode atuar como assessora do presidente ou diretor de empresas. Ela gerencia a qualidade das atividades diárias do estabelecimento, e administra a agenda dos seus superiores.
Sendo assim, a secretária passou de simples escriba, que apenas documentava por escrito tudo o que lhe era ordenado, para uma função que envolve várias atribuições, exercidas com discrição e confiança.
Como você caracteriza a sua?
Author - Clinicall SolutionsAdmin
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