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Da lista amarela para as redes sociais.
Como as mudanças tecnológicas afetaram a comunicação de profissionais com seus pacientes.

Houve um tempo em que, praticamente, só podíamos sentar e esperar o contato de quem consome nossos produtos e/ou serviços. E quando tínhamos algum problema de Saúde, saíamos perguntando para todos que conhecíamos sobre indicações ou recorríamos à tão útil (mas nem sempre eficiente) lista amarela. O tempo passou, novas formas de comunicação surgiram e hoje temos um mar de possibilidades, em que é preciso aprender a nadar para não se afogar.

Hoje, para se manter, é preciso ir muito além da nossa área de atuação. O começo é sempre desafiador, mas é importante dar um primeiro passo e se aventurar nas redes.  A diversidade de canais assusta e sempre surgem novidades, como o TikTok, febre do momento. Google, Youtube, Facebook, e-mail, Instagram, Twitter, WhatsApp, milhares de sites e fica a pergunta, “por onde devo falar com meu paciente?” Muitos já se apressam para ser “multicanal” e estar em todas as plataformas possíveis, mas será que isso é mesmo o melhor a ser feito?

Sim, é fundamental estar conectado no mundo online, mas sair por aí criando contas sem gerenciamento pode ser um tiro no pé. Se um possível “cliente” fica sem resposta em qualquer meio, irá se frustrar e passar essa imagem negativa adiante. Estar presente no meio digital é se aproximar de pessoas que não te conheceriam de outra forma e não há outra chance de conquistá-los. Sites, redes sociais, guias onlines, grupos de recomendações, links patrocinados, anúncios e muito mais são extremamente úteis, mas é preciso saber usá-los a seu favor.

Indicações continuam sendo a mais eficiente forma de se chegar a alguém, mas agora não é necessário nem que a indicação seja de um conhecido. Se você lê um comentário negativo sobre uma empresa, vai pensar duas vezes antes de consumir algo dela, não é? Assim como uma empresa bem avaliada já têm preferência na escolha.

Se antes alguém nos criticava e somente uma retratação nos jornais amenizava, agora também temos voz. Somos donos de nossos próprios conteúdos em sites e redes sociais. A utilização disso deve ser estratégica para beneficiar o negócio e conectar pessoas. Há uma frase muito clara sobre esse cenário, que diz: “ignorar o marketing digital é como abrir uma empresa e não contar a ninguém”.

Para se diferenciar no mercado, é preciso estar presente no dia a dia do seu público, de forma ativa e responsável. Comece planejando o que quer comunicar, por qual meio encontra facilidade, se fará isso sozinho ou buscará suporte especializado. Entenda sobre o que seu público necessita e produza conteúdos,  relevantes e confiáveis. Lembre-se, não é necessário saber sobre tudo, mas estar disposto a aprender é um ótimo caminho para evoluir e se desenvolver.

Há diversos cursos rápidos, onlines e gratuitos (principalmente, durante a quarentena) para aprender sobre gestão, marketing digital, comunicação, negócios e muito mais. É necessário cuidado para não cair em golpes e pesquisar a credibilidade das instituições.

O próprio Google disponibiliza conteúdos educacionais para o desenvolvimento de seus usuários. Você pode filtrar pelo assunto, carga horária, nível de conhecimento e escolher o que lhe interessa mais, tanto no Ateliê Digital, quanto no aplicativo Google Primer, que disponibiliza aulas de cinco minutos sobre diversas áreas.  Que tal começar por aqui? As páginas originais são em inglês, mas basta traduzir para o português ao acessar.

Cada canal de contato tem seus prós e contras. Algumas pessoas, por exemplo, preferem utilizar o WhatsApp, enquanto outras podem achar invasivo. O que fazer, então? Perguntar! Ser transparente com seu paciente conecta vocês e gera um relacionamento. Nenhum contato deve ser desperdiçado sem coletar informações nesse quesito. Ligou para agendar um retorno? Pergunte se prefere que seja enviado por mensagem. Ao fim da consulta, pergunte se já conhece o perfil do seu negócio na rede social X, Y ou Z ,e o que tem achado do conteúdo. Essa humildade fará com que o paciente se sinta especial e respeitado, o que fará com que ele não só siga com você, mas que  te indique publicamente a todos que conhece.

O bom atendimento em todos os canais é fundamental para criar pessoas que indicam seu serviço. Isso começa desde a porta de entrada ao seu negócio, seja por ligação, mensagem, site. Não tem secretária? Conte com a Clinicall Solutions para gerenciar sua agenda. E, se você já possui secretária, que tal otimizar o tempo dela para garantir a melhor recepção e atendimento ao paciente no consultório/clínica? Seja como for, conte conosco para isso. Estamos à disposição.

Leia também:  Agendamento online, desuso da ligação telefônica?

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