Blog - O que você faz com o que não sabe fazer, mas precisa?
Delegar, terceirizar, aprender. Não é questão de certo e errado, mas do que faz sentido para a sua realidade. Só não vale negar as ações por não saber resolver.
Quando escolhemos uma carreira, sabemos que ao longo de nossa jornada será preciso muito estudo e desenvolvimento contínuo. O que não nos contam nesse caminho é o que fazer com aquilo que não sabemos. Ao abrir um CNPJ (e antes disso já é um longo processo), nos deparamos com um mar de termos novos, responsabilidades, desde o fruto da nossa expertise, em si, até questões trabalhistas, operacionais, práticas. Você precisa entender de Legislação, Contabilidade, Marketing, Vendas, Controle de Estoque, Limpeza, Decoração, Arquitetura, Design, Publicidade, Atendimento ao Cliente etc. etc. etc. E, tudo isso, independentemente do porte, segmento ou especificidade do seu negócio.
A gestão é algo complexo, mas não tanto quanto fazemos parecer. É importante entender as áreas macros em que precisamos ter maior atenção, como:
-
Financeira/Administrativa – olhar para o orçamento, custos, receitas, tempo médio de estoque daquilo que você utiliza no seu trabalho etc.
-
Comunicação/Marketing – a divulgação e o cuidado com como se comunica com seus pacientes, com a comunidade, com a imprensa.
-
Atendimento/Mercado – análise do cenário, identificar quem atende seu ou sua paciente, como eles chegam até você, como fazer com que voltem mais vezes.
Identificar quais são as etapas e processos de cada uma delas, onde queremos chegar, o que sabemos fazer e o principal: o que não sabemos! Ninguém precisa saber fazer um contrato trabalhista, conhecer todos os termos em inglês do Marketing, muito menos criar uma planilha do Excel que vá revolucionar a indústria (mas, se você quiser, não tem problema algum). O autoconhecimento e desapego nesse quesito são fundamentais.
O “faça você mesmo/mesma” (Do it yourself – DIY) vem se tornando cada vez mais frequente em diversas áreas. Hoje, você encontra até vídeos no Youtube sobre como consertar suas próprias fechaduras e não mais precisar chamar um chaveiro (nesse caso, talvez se tenha ido longe demais, mas sem julgamentos).
A questão é que o acesso ao conhecimento, hoje, é muito mais palpável. Você está a uma busca no Google de distância de qualquer novo conhecimento que queira adquirir. Mas vale atenção ao seguinte: quando você quer ter um negócio em determinada área e começa a se preocupar em resolver tudo, acaba sem tempo para fazer aquilo que realmente era seu foco inicial e pode se perder.
Ao fim do dia, você esteve ocupado ou produtivo? Você fez uma tarefa em 10 horas, atrasou outras demandas, para algo que um profissional especializado faria melhor, em uma hora, talvez? Valeu a pena? Essa “economia” custou quanto para você no fim do mês? Então, quer dizer que posso optar por fazer só a parte que gosto? Não! Empreender exige sacrifícios, aprendizado, esforço. Mas, vale sempre parar e refletir.
É importante buscar o equilíbrio entre aquilo que não queremos fazer por ser “chato”, mas necessário que seja feito por você, e aquilo que outra pessoa pode fazer melhor, em menos tempo, de maneira mais assertiva, liberando você para aquilo que não pode ser feito por outro. Otimizar seu tempo envolve delegar e terceirizar atividades, estruturar sua rede de fornecedores e prestadores em quem possa confiar, estabelecer os processos necessários para seu negócio, e pôr a mão na massa e no bolso, quando for o caso.
Por meio da economia colaborativa, disponibilizamos o serviço de secretárias remotas, especialistas em atendimento telefônico e relacionamento com pacientes. A Clinicall já permite que centenas de profissionais de Saúde dediquem seu tempo para suas empresas, sem se preocuparem com o fluxo de atendimentos, organização de agendas e gerenciamento de contatos. Os planos permitem redução de custos, otimização da rotina e maior tempo efetivo para você dedicar ao seu negócio. Venha fazer parte da nossa rede!
Author - Clinicall SolutionsAdmin
No Description
Leave a Comment