[email protected] 0800 878 5135 | (41) 3089-3829

Seja para promover uma experiência melhor para o paciente ou para um ambiente de trabalho mais agradável, pequenas mudanças podem fazer muita diferença.

Você pode gostar, ou não, de ver dicas de arquitetura, design, decoração etc., mas é inegável que ambientes planejados, organizados e harmônicos se tornam muito mais agradáveis para passar o tempo, seja a trabalho, lazer ou por necessidade. Com o distanciamento social, estamos passando mais tempo nos mesmos lugares, e a vontade de mudar, fazer uma nova prateleira, pintar ou reformar tem se tornado realidade para muitos. É importante levar em conta que escolhas conscientes podem trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, e, com o fluxo reduzido ou nulo de atendimento, esse momento pode ser ideal para encarar o desafio.

Se a situação econômica não está favorável, é possível mudar o lugar dos móveis, aproveitando melhor a luz natural do dia, por exemplo, ou criar soluções baratas pesquisando inspirações e referências bacanas na internet mesmo. E, se é possível investir um pouco mais, vale a pena pensar no espaço como um todo, elencar as necessidades principais e pesquisar muito antes de sair comprando.

Vale abrir o Pinterest, ler revistas/sites de decor, ler o livro da Marie Kondo (a mágica da arrumação) ou se inspirar da forma que preferir. Mas, para facilitar e ajudar no pontapé inicial – a vontade de melhorar, compilamos algumas dicas nesse post. As dicas são inspiradas na organização oriental que busca harmonizar os elementos do espaço, especificamente no Feng Shui. Há diversos relatos de como projetos, negócios, relacionamentos, passaram a fluir melhor após seguir alguns passos da técnica.

  1. Todo excesso faz mal. Por isso, o minimalismo é tão benéfico para quem o pratica. Seja na hora de pintar uma parede, fazer uma prateleira para mais livros, incluir qualquer objeto novo ou repensar nos espaços já ocupados, vale a moderação.

  2. Liberar os fluxos de entrada, portas e janelas, é fundamental! Ainda mais para lugares com movimentação de diferentes pessoas e energias. Nesse caso, se você possui uma secretária ou alguém que recepcione os pacientes, perceba como essa pessoa fica no fim do dia. A energia diz muito sobre o ambiente. Preocupe-se em melhorar isso!

  3. Descartar tudo que for desnecessário ou negativo, para que a energia possa fluir. Que tal fazer uma limpa no ambiente? Papéis, itens vencidos, revistas velhas, plantas mortas, objetos quebrados ou lascados. Olhe para o ambiente e perceba o que é relevante de estar ali e o que está sendo um excesso.

  4. As cores dizem muito sobre como nos sentimos em um ambiente. Por isso, devem ser pensadas e analisadas com carinho e cuidado. Cada uma tem seus significados e mesclar duas a três cores principais pode ser a melhor solução para melhorar a energia do espaço.

  5. Caso queira trabalhar com os elementos do Feng Shui (ar, água, madeira, terra e metal), estude sobre cada um deles, entendendo os ciclos. Aqui, vale usar a criatividade e ver objetos representativos. Não é todo lugar que vai ter um chafariz ou aquário, mas uma parede azul clara, um quadro de cachoeira, um espelho, até mesmo uma jarra e copo d’água já podem trazer a purificação e prosperidade do elemento (água, nesse caso) para o ambiente.

  6. A limpeza constante é essencial e não pode ser feita de maneira superficial, principalmente, em ambientes que querem promover a saúde e o bem-estar das pessoas. Pode parecer óbvio, mas o óbvio sempre precisa ser dito. Cuide da higienização de sofás e poltronas, da bandeja em que serve o café na recepção e assim por diante.

  7. Nessa mesma linha, o banheiro precisa de uma atenção especial. A porta deve sempre estar fechada, assim como o assento sanitário. O sabonete é higiênico? Há suporte para bolsas/pertences soltos como carteira e celular? Há espaço para apoiar papéis secos enquanto a pessoa utiliza o banheiro? Muitos pacientes ainda carregam guias de exames para cima e para baixo, é importante pensar nesses detalhes.

  8. Barulhos no ambiente são um ponto importantíssimo. Assim como o silêncio total pode ser uma péssima experiência, o barulho excessivo causa até complicações de saúde e destrói a energia e vitalidade de qualquer ambiente. Telefone tocando, trânsito lá fora, música ambiente, barulho dos aparelhos em alguns casos. Pensar em formas simples de harmonizar isso também é fundamental. Com o uso da secretária remota, por exemplo, você tira o fluxo de ligações de sua recepção, deixando sua secretária livre para cuidar de outas demandas, com mais leveza e qualidade.

  9. Leia, busque referências e tenha certeza antes de fazer qualquer mudança Quer ler mais sobre o assunto? Separamos três links que trazem dicas para o equilíbrio do ambiente: com/harmonia-e-vitalidade-em-clinicas-e-consultorios-com-o-feng-shui/, www.vivadecora.com.br/revista/feng-shui/ e www.westwing.com.br/revista/dicas-praticas/feng-shui-para-o-escritorio/

São mudanças simples, que podem contribuir, e muito, para promover um ambiente de trabalho saudável, com profissionais engajados e mais produtivos, e clientes melhor acolhidos e satisfeitos.

Leave a Comment

13 − cinco =

OBRIGADO!
Logo entraremos em contato para a ativação de seu período de testes