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Seja para começar ou recomeçar, partimos do básico para poder evoluir

Como já dissemos por aqui em outro artigo, negar a importância do marketing digital é como abrir uma empresa e não contar a ninguém. A presença virtual da sua clínica, consultório ou serviço autônomo, é fundamental, mas vale lembrar que precisa ser bem feita ou pode não trazer resultado algum e se tornar um gasto extra de tempo e dinheiro.  

Antes de mais nada, cabe mentalizar um mantra necessário para qualquer área da vida e do ambiente profissional: “não há fórmula mágica”. O que funciona para alguém, pode não funcionar para você, os processos não acontecem da noite para o dia, sem investimento, não há lucro e por aí vai, são muitas variáveis. Não caia em golpes que te prometem resultados absurdos para ontem, tenha atenção e muito cuidado. Até porque, uma vez na rede, não há volta. 

A partir daqui, vamos ao que interessa: o que postar? O que não postar? Quando? Como? Por que? Para quem? São muitas as perguntas e por isso listamos algumas sugestões para te ajudar a iniciar (ou recomeçar, pois nunca é tarde para isso) sua estratégia de marketing digital. 

Quem vai fazer?

Avalie se você quer e consegue fazer isso sozinho/sozinha ou se quer um profissional especializado (o primo de um amigo que sabe fazer mais ou menos e cobra baratinho pode não ser a pessoa mais indicada para cuidar de como as pessoas vão ver sua empresa na web, ok?). Envolve tempo, dinheiro, técnica e a credibilidade da sua imagem.

Por quê?

Seja com um profissional ou de maneira independente (sim, é possível), você precisa saber o que você deseja alcançar. Aqui vai uma informação importantíssima: mais curtidas, seguidores e comentários não são um objetivo, são uma consequência do trabalho corretamente realizado! Essa é uma das etapas mais complexas, mas também a mais importante. 

Imagine uma canoa com 6 pessoas remando. Depois de 15 milhas marítimas (não é pouco), todo o esforço físico e mental vão por água abaixo, porque eles descobrem que deveriam ter ido para Norte e foram para o Leste. Com toda a frustração e cansaço, sobra ao grupo decidir se rema até o destino correto ou desiste e volta embora. 

Essa história é só para deixar claro que, sem saber para onde se quer ir claramente, fica muito difícil alcançar algum resultado. E, quando o assunto é o marketing digital da sua empresa, não há a opção de voltar para casa desistindo da Ilha. 

Entenda se você quer: conquistar novos pacientes ou ampliar o relacionamento com os atuais, se quer converter essas essas pessoas a curto ou médio prazo, se consegue atender a mais pessoas (tanto no seu espaço físico, quanto nas demandas onlines: responder, interagir, engajar), qual o prazo em que você quer determinado resultado e como vai fazer para atingir esse objetivo. 

Qual a mensagem? 

O excesso de informações a que somos submetidos diariamente é um grande desafio para quem produz conteúdo. É preciso ser rápido, útil, alinhado ao tempo correto e interesses das pessoas que você quer atingir. Antes de sair por aí criando conteúdos, saiba que tipo de mensagem você quer comunicar. 

Quer informar as pessoas sobre hábitos mais saudáveis alinhados à sua especialidade? Quer contar sobre os serviços do seu negócio? Sobre seus valores e propósitos? Quer mesclar tudo isso? 

Como? Onde? 

A partir disso, as ideias vão se tornando mais claras e você passa para a última fase antes de produzir de fato – que também é a que mais permite testes e ajustes: como fazer e por qual(is) meio(s). 

Lembra que não há fórmula mágica? Esse é o momento de ir testando e analisando os resultados para saber se o que você está fazendo está te aproximando ou te afastando da Ilha em que você quer chegar, ou seja, do seu objetivo principal. 

Além disso, vale se informar sobre o que pode ou não postar, imagens de antes e depois, imagens mais explícitas de procedimentos, processos e pessoas, entre outros itens. Os Conselhos profissionais têm diretrizes específicas sobre Publicidade e Marketing. E é importante se proteger de questões judiciais. 

Se você não entende nada sobre o assunto, é possível ler mais ou buscar ajuda profissional, para começar ou recomeçar o quanto antes. Cuide do seu negócio e conte com a Clinicall para as demandas de agenda e contato. Conheça nossos planos

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