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Golpes têm se tornado mais frequentes e são preocupantes para quem trabalha nas redes

Mais de 2 bilhões de pessoas utilizam o WhatsApp, no mundo. Isso faz da rede social uma das principais formas de comunicação digital da atualidade. Ao mesmo tempo que isso traz um mar de possibilidades para conectar pessoas, interagir e atuar também na parte profissional, o aplicativo traz alguns perigos e é preciso tomar muito cuidado, especialmente se você trabalha com a ferramenta. Há formas de se prevenir e evitar golpes, mas também é importante saber o que fazer caso você seja a vítima.

Um dos golpes mais comuns, recentemente, consiste na “clonagem” do seu aparelho em outro dispositivo.  A ação é sempre muito rápida e difícil de reverter, rapidamente. A pessoa que aplica o golpe envia mensagens aos seus contatos, solicitando dinheiro. Por isso, jamais repasse códigos enviados para o seu número. Os códigos são a primeira forma de segurança do app e, divulgá-los, é abrir espaço para a fraude. Aqui, os criminosos utilizam a criatividade para não dar tempo de raciocínio. Dizem que você ganhou algum prêmio, pegam alguma informação prévia sua e utilizam para te convencer a dizer os seis números. Desconfie e confirme a veracidade daquilo com calma! 

Nas configurações da conta, é possível ativar as notificações de segurança, e o mais importante: habilitar a validação em duas etapas. Pode parecer chato ter que digitar uma senha para utilizar o app, frequentemente, mas essa ação pode prevenir inúmeros golpes. Portanto, vale a pena! Além disso, é importante nunca clicar em links, sem antes verificar a procedência, e confirmar, sempre que possível, a identidade de quem conversa.

Uma das formas de trazer mais segurança às suas conversas com fornecedores e pacientes, é habilitar a criptografia de ponta a ponta.  Caso estejam juntos, presencialmente, basta clicar no contato e ir em “criptografia”, pedir para que a pessoa escaneie o código e pronto, as mensagens desta conversa estarão protegidas.  

Caso, mesmo assim, você venha a encontrar algum problema:

  1. Faça uma denúncia pelo aplicativo, no menu configurações > fale conosco. 

  2. Alerte seus contatos por outros canais, caso consiga, o mais rápido possível. 

  3. “Envie um e-mail para [email protected] com o assunto “Perdido/roubado/clonado: por favor, desative minha conta” e, no corpo da mensagem, escreva seu número de telefone, com código do país e DDD. Por exemplo, +55 41 9xxxx-xxxx. A empresa irá desativar sua conta e, após algum tempo, disponibilizá-la para instalação, novamente. Quando o golpista tiver habilitado a verificação em duas etapas, reinstale o número no WhatsApp e digite de forma errada o código, diversas vezes, até bloquear a conta”, orienta a Polícia Civil.

  4. Dependendo da situação, o mais indicado é procurar o núcleo de combate a crimes cibernéticos da Polícia Civil, para que sejam feitas investigações adequadas e punições aos responsáveis. 

Expor seus pacientes ao golpe e ao vazamento de informações confidenciais, além de causar um clima ruim, pode afetar negativamente a confiança que ele ou ela depositam no seu trabalho. Quanto mais segura a conversa, maior a chance de você estabelecer um relacionamento e diálogo saudáveis. 

O ideal é nunca misturar o número pessoal e o WhatsApp Business, criado justamente para fins profissionais. Conheça nossos planos e deixe que as secretárias remotas atuem com toda segurança e cuidado no contato com seus pacientes. 

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