[email protected] 0800 878 5135 | (41) 3089-3829

Disposto a encarar o desafio de abrir o próprio o consultório? A escolha do local é um dos primeiros passos e deve ser feita com cautela, sempre de acordo com a sua necessidade e disponibilidade financeira.

Questões norteadoras para a escolha

Que tal analisar algumas perguntas? Se você conhecer lugares promissores para instalação do seu consultório, poderá respondê-las. Veja o seguinte:

– A entrada do estabelecimento é acessível a todos os seus pacientes, inclusive os que possuem dificuldade de locomoção ou necessidades especiais?

– Qual é o fluxo de pedestres no local?

– Na região, há outros profissionais ou consultórios do mesmo segmento de atuação que o seu? Se sim, isto pode lhe prejudicar ou favorecer?

– Há espaço para vagas de estacionamento?

– O público terá acesso facilitado ao consultório? De que forma? Veículo, transporte público ou alternativo.

Leve em consideração o seu público

Já mencionamos no artigo anterior (“Como montar um consultório? Da abertura à divulgação”), a importância de se definir o público-alvo no planejamento da abertura do consultório. Aqui, mais uma vez, na escolha do local em que serão exercidas as atividades, “considerar o público” é essencial.

Por exemplo, digamos que você atenda, principalmente, mulheres em idade ativa no mercado de trabalho. Se abrir o consultório em local de fácil acesso, próximo a estabelecimentos comerciais, poderá atendê-las antes ou após o expediente, ou até mesmo durante o intervalo de almoço.

Já se o seu público são pessoas de mais idade, que tendem a ficar mais tempo em casa, quanto mais afastado for o consultório dos grandes centros, melhor.

Note que, no primeiro exemplo, quanto mais prático e ágil for o acesso ao local do consultório, melhor ao público atendido (que, como dito, tem menos tempo disponível e próximo dali se encontram). No segundo, por outro lado, a opção por lugares movimentados e populosos, pode não representar um atrativo aos pacientes (que pela idade, têm necessidades e interesses diferentes dos mais jovens).

Por isso, a importância da definição do público-alvo, também na escolha do local do consultório.

Pense em todos os espaços necessários

Analise se o lugar escolhido contém as dependências necessárias ao desenvolvimento das atividades.

Estude os ambientes e imagine onde ficaria a recepção, uma boa área para circulação de pessoas, uma sala para atendimento dos pacientes, outra para realização de exames (se for o caso), para copa/cozinha, banheiros, estoque, escritório, enfim, tudo o que desejar.

Ah, importante observar as exigências da Vigilância Sanitária. Afinal, muitas se referem à estrutura física dos consultórios, e não podem ser ignoradas de forma alguma.

É melhor comprar ou alugar?

Você, aparentemente, encontrou o local ideal para as instalações do seu consultório. E agora, pretende comprar ou alugar o espaço? O que é melhor?

A resposta para a pergunta que inicia o tópico será dada por você mesmo, após analisar seus objetivos de curto e longo prazo, e, também, os “prós” e contras do aluguel e da aquisição de um imóvel.

Se optar pela locação, atente-se às condições impostas pelo locador, que devem ir ao encontro dos seus desejos e necessidades. E se pretende atuar em condomínio ou edifício, converse com o síndico e peça para ler a Convenção Coletiva. Dependendo dos dias e horários de funcionamento do prédio, pode não ser interessante para você atuar naquele local.

Sendo a compra do imóvel a opção, considere a possibilidade de se mudar em alguns anos, ou de ampliar as instalações existentes. Dispor de um espaço maior pode ser algo vantajoso, pensando na implementação de outros serviços ou na locação de salas a outros profissionais.

O seu local ideal é…

Esperamos ajudar você com essas dicas. Procure, analise e não tenha pressa de fechar negócio. É do seu sucesso que estamos falando!

Leave a Comment

dezoito + 8 =

OBRIGADO!
Logo entraremos em contato para a ativação de seu período de testes