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Quando você precisa de assistência médica, procede de que forma para realizar o agendamento da sua consulta? Muitos acreditam que com a massificação do uso de smartphones e a disponibilização de meios online para agendamentos de consultas, a ligação telefônica cairá em desuso. Será verdade?

Era digital, meios tradicionais

Iniciamos o presente artigo, afirmando que as plataformas de agendamentos online representam importante ferramenta à disposição dos pacientes e profissionais da área de saúde. Seja pela comodidade ou praticidade, fato é que muitos utilizam sites e aplicativos de agendamentos. A presença digital e o oferecimento de múltiplos canais de comunicação são, atualmente, indispensáveis para quem quer prosperar.

Para isso, no entanto, o seu negócio precisa estar preparado ao novo consumidor (digital), mais dinâmico e menos  “criterioso” na escolha de profissionais, tendo em vista a ampla concorrência e variedade de serviços ofertados.

Ainda que as transformações da era digital tenham trazido diferentes maneiras de se comunicar, vemos, na prática, que os meios tradicionais não perderam a sua importância, tampouco cairão em desuso com o tempo. A verdade é que as formas de comunicação se completam e que você deve estar atento a todas, se realmente busca se destacar no mercado em que atua.

Ligação telefônica

Como já diziam nossos pais, “se é importante, pegue o telefone e ligue”. A frase, meramente ilustrativa, representa a realidade para grande parte da população, que, com ou sem smartphones, continua optando pela ligação telefônica para assuntos relacionados à saúde, como agendamentos de consultas, exames e procedimentos.

Nestes casos, a tecnologia não é deixada de lado. Usa-se os próprios aparelhos celulares para realização de chamadas, seja pela operadora em si ou por aplicativos de telefonia em VOIP, como WhatsApp, Skype e Google Hangouts.

O contato por ligação tem suas vantagens. Por meio dele, por exemplo, transmite-se informações de maneira mais clara e detalhada; resolve-se um problema de forma mais rápida e eficiente; percebe-se a satisfação do paciente, pela sua entonação e articulação de palavras; cria-se um relacionamento mais sólido e duradouro entre você e sua clientela; e assim por diante.

Não se pode desconsiderar, ainda, que as pessoas não procuram apenas realizar agendamentos. Os anos de atuação no mercado da saúde, mostraram-nos que de 50 a 70% dos contatos telefônicos, são referentes a esclarecimento de dúvidas e busca por profissionais qualificados. Daí a importância de se ter uma secretária bem preparada, capaz de responder aos questionamentos dos pacientes com eficiência, a ponto de vender o seu serviço, realizando o agendamento da consulta.

Quer mais? Bom, sabemos que quem procura ser atendido na área de saúde, geralmente, é porque está fragilizado, preocupado ou insatisfeito. Então, nestas horas, nada melhor que o acolhimento humano, certo? O contato telefônico, para muitos, representa a oportunidade de poder desabafar, ouvindo, do outro lado, palavras de conforto e segurança, que fortalecem o relacionamento com os pacientes.

Verdade, seja dita, o uso de ligações telefônicas manterá seu papel importante na relação entre paciente e profissional. Basta, agora, aprimorar esse meio de comunicação com os serviços de secretárias remotas. E aí, está esperando o quê?

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