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Entre o equilíbrio financeiro e a saúde coletiva, já há alternativas para segmentos da Saúde.

Houve um tempo em que acreditávamos que a quarentena não duraria mais do que 40 dias. A realidade, porém, tem sido oposta e, passados três meses, ainda não há previsão de normalização no país. Em nosso último artigo, falamos sobre como a pandemia têm afetado profissionais autônomos e estabelecimentos da área da Saúde, mesmo com a valorização do setor. O dilema sobre retomar o atendimento presencial ou manter o consultório fechado têm tirado o sono de muitos profissionais.

Muitos negócios seguem fechados e, mesmo os que reabriram, vêm enfrentando dificuldades para atender aos requisitos legais e conseguir clientes suficientes para que as contas fechem. Na área da Saúde, a situação não é diferente, estabelecimentos abertos não têm 10% da agenda semanal, além do medo frequente de sair de casa e outras preocupações.

Parece que há apenas duas alternativas: gerenciar a parte administrativa e retomar a “vida normal” para que a clínica, consultório ou hospital não feche definitivamente; ou manter fechado, pensando na Saúde Coletiva com a incerteza de chegar ao fim da pandemia com o CNPJ ativo. A boa notícia é que, assim como entre o 8 e o 80, há 72 possibilidades, nesse momento também podemos optar por escolhas mais saudáveis, para o negócio e para a saúde pública!

Em primeiro lugar, é fundamental estar conectado ao seu paciente, seja qual for sua área de atuação. A tecnologia e as redes sociais são ótimas aliadas para isso. Alguns Conselhos Profissionais (Medicina, Psicologia, Nutrição) já permitiram o atendimento online, com uma série de orientações e especificações. Para essas profissões, retomar os agendamentos virtualmente pode contribuir imensamente para a saúde e segurança de todos. Vale começar a contatar os pacientes com retorno previsto para esse período e, então, passar a uma busca ativa por novos pacientes.

E para os que não têm essa possibilidade de atender, o que fazer? É o caso de fisioterapeutas, dentistas, ortodontistas, entre outros. As ferramentas online também podem ser excelentes aliadas nesses casos. É possível movimentar seus canais, com vários formatos de postagens possíveis para suas redes sociais: vídeos ao vivo ou no IGTV do Instagram, storys com dicas para o dia a dia, listas de transmissão no WhatsApp etc.

Perguntar como vai seu paciente, comentar sobre a data prevista de retorno e ouvi-lo é um grande passo para a humanização e fidelização dessa relação. A grande questão é que trabalhar o relacionamento, neste momento, impacta diretamente a questão financeira, pois o paciente se sentirá acolhido e especial. Com esse diferencial, assim que o paciente tiver a possibilidade, irá até você.

A melhor parte é que também é possível rentabilizar isso com criatividade. Sabe todos os seus anos de estudo e desenvolvimento? Que tal elaborar um conteúdo em formato de e-book ou programa de gerenciamento personalizado? Planeje o que quer oferecer e questione-se:

  1. Em que sou muito bom?

  2. Em que formato posso me destacar?

  3. Isso será útil?

  4. Será viável de ser executado? Com que frequência?

  5. Qual o custo e o preço desse produto ou serviço? E qual o valor agregado ao meu paciente?

É um cenário novo para todos. Então, caso a insegurança te impeça, seja transparente e comece com pessoas mais próximas: seus familiares, amigos e pacientes mais fiéis. Aos poucos, será capaz de ultrapassar as barreiras físicas (afinal, o mundo virtual não exige deslocamento). Diversos cursos gratuitos e sites confiáveis têm dado dicas para se reinventar neste período. Escolha uma opção que se adeque ao seu perfil, tente, avalie e não desista.

Caso não haja alternativa além da reabertura, certifique-se de que consegue atender todos os critérios legais, contate seus pacientes, organize a agenda para que haja tempo para a higienização do ambiente, avalie a forma como seus funcionários e pacientes irão se deslocar. Nesse momento, a atenção aos detalhes é um enorme diferencial. Que tal oferecer um motorista para buscar e levar as pessoas para suas casas (um cupom de desconto é bem possível, mas esse é assunto para um próximo artigo).

Conte com a Clinicall Solutions para colaborar com a sustentabilidade do seu negócio. Auxiliamos na organização e gerenciamento da agenda, com uma maior assertividade no contato e permitindo que seu tempo seja mais efetivo dentro de sua rotina. Para saber mais sobre nossos planos e serviços, nos mande uma mensagem.

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